terça-feira, 3 de maio de 2011

Doce de maçã - reeditado (a receita foi parar na Bélgica!!!)

Há uns bons anos, quando planejava o jantar do aniversário do maridão, encontrei uma vizinha no açougue e comentei que queria algo diferente para o jantar. Ela me sugeriu este doce para acompanhar o lombo assado e um outro de uva para servir como sobremesa. D. Amália não só me deu a receita como veio me dar as dicas das duas delícias. Foi um sucesso no jantar!!! Servimos, depois, inúmeras vezes nos jantares que organizávamos no Lions e todo mundo apreciava muito.
É um doce fácil de fazer, muito barato, só necessita de paciência pra esperar o tempo certo em cada etapa. Mas vale a pena, o sabor é delicioso e ele pode acompanhar carnes ou ser servido como sobremesa.
Vamos à receita:
Doce de maçã
1 kg de maçãs nacionais (as menores que encontrar)
1/2 kg de açúcar
1/2 copo de água
1 pacote de gelatina vermelha
Como fazer:
Descasque as maçãs e acomode-as no fundo da panela de pressão (sempre cabe 1 kg das maçãs ali). Não pode sobrepor em camadas. Faça apenas uma camada de maçãs no fundo. Se quiser fazer mais quantidade tem de ser 1 kg por vez!!!
Salpique o açúcar. A receita pede meio quilo, mas eu uso apenas 1 1/2 xic de açúcar.
Dissolva a gelatina (qualquer sabor de cor vermelha) no 1/2 copo de água fervente.
Tampe a panela e deixe a maçã descansar por 10 horas NÃO LEVE AO FOGO AINDA. Depois desse tempo, abra a panela, vire as maçãs , feche a panela e coloque no fogo. Quando a panela apitar (soltar vapor), marque 5 minutos e desligue. Deixe esfriar sen destampar a panela para as maçãs não murcharem. NÃO ABRA A PANELA ATÉ QUE ESFRIE COMPLETAMENTE (também demora algumas horas).
Vale a demora, vale a espera, pq o sabor é delicioso e o visual delas depois é lindo!!! Esqueci de fotografar quando abri a panela e quando servi. Só me lembrei das fotos na hora de comer...rs
Variação: Se quer dar um charme à mesa, faça uma receita com gelatina verde ou gelatina amarela e coloque as vermelhas em volta.

Hoje, dia 3 de maio de 2011, recebo a foto do doce que a querida Paola fez, com a minha receita, lá na Bélgica. Ela e Concetta, Nicola e Bruno me deram o prazer de sua visita na semana do carnaval e eu servi este doce. Gostaram e levaram a receita. Eis o resultado que a Paola publicou no facebook:
" Eu fiz "appel" doces aqui està o resultado. Da proxima vez, use maças menores ... Eles sao muito bons, quase como a de Veronica. Beijos Veronica." - Recadinho da Paola.

13 comentários:

Suzy disse...

Oi, Veronica!
Amei sei blog. Aqui encontrei muita inspiração.
Parabéns!
Quando quiser, me visite!
http://suzymitsy.blogspot.com/

Srtas. Moraes disse...

hum,.... deu água na boca... a cara está ótima imagino q uma delícia tb né??

Ellen Moraes
www.arteverartesanatoecia.blogspot.com

Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas disse...

Hi Veronica I want to make you beatiful weekend kisses Leila.
Believe in the magic, good by

Ly Mello disse...

Martha, minha mãe faz esse doce com maçã e com pera também! Nossa, acaba num minuto, é uma delícia. Bom , pelo menos eu amo. Vou até comprar os ingredientes pra fazer hj, estou com água na boca!

Bjs.

Unknown disse...

Oi, Veronica!
Sou das "Blogueiras Unidas" e vim te visitar.
Amei seu blog!
Linda segunda e uma ótima semana pra você.
Bj

Dani Brito disse...

Verônica, queria ter uma vizinha como a D. Amélia. Fiquei com água na boca com essa receita...e tudo que requer paciência no preparo, vem compensado depois com muito sabor...

Beijo

Tutitati disse...

assim é pra acabar com a dieta de segunda, hein?
masssssssss como a Páscoa vem aí, vou me entregar a tentação! nunca comi com maçã, só com pêra!
beijos

Lu Saharov disse...

Oi Veronica!
Comi essas maçãs num spa em S. Francisco Xavier e achei uma delícia, só que a receita.....
Agora que tenho a sua vou experimentar fazer.
Delícia seu blog! parabéns!
Essa idéia das Blogueiras Unidas foi ótima, pois temos a oportunidade de conhecer pessoas criativas e fraternas. Grande abraço

Mirys Segalla disse...

Oi Verô!
Parece bom mesmo (apesar da demooooora). Vou tentar!

Ah! Tentei comentar lá no "palavra arteira" e não consegui (por causa do tipo de formulário). Mais tarde, eu tento de novo, tá?

Como você gerencia todos esse blogs???? Quando eu for grande, quero ser assim! kkk

Bjos e bençãos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

Retribuindo a visitinha! Obrigada!

Paparico Pop disse...

Oi Ve, pára tudoooo!!!

Doce maça??? Aiai...

Super obrigada pelo elogio aos meus Paparicos... seu blog tb é super fofo!!

Vou estar sempre por aqui!

Mil bjinhos

Eliane Santos disse...

Oi Verônica, vim fazer uma visita e desejar uma feliz páscoa na santa paz de Cristo! Bjos
_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@_____♥
_♥______/♥__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥

Videcorando disse...

oieee
Desculpe de fazer um post tão, tão gostoso, hahaha
Seu blog tb é uma delícia, viu!
bjao
vi

Nile e Richard disse...

Oi Veronica.
Que delícia.
Obrigado pela partilha.
bjtos.Nile.