terça-feira, 7 de julho de 2009

Eu fui à Mega Artesanal 2009!!! - Parte 3

Agora, falemos da feira. Como sempre, enorme, lotada, e com trabalhos maravilhosos. Sempre que volto, tenho a impressão de que não vi tudo. Aliás, não vi mesmo, um dia só não dá pra observar tudo que queremos, com calma. Fotografei alguns trabalhos em madeira, mas de tecidos, só os da exposição de patchwork que havia no local. Aliás, estes trabalhos não tinham a autoria e acho isso desrespeitoso. O nome do artesão tem de estar ao lado da peça, isso é essencial. Seria o mesmo que lançar livro , disco , telas, sem o nome dos autores.
Não consegui fazer nenhum curso. Até me inscrevi em dois (num, tinha de comprar o kit), mas como estava distante, no horário do curso, acabei não conseguindo chegar ao estande no horário certo e perdi a vez. Que pena!!! Aliás, essas oficinas são ótimas, mas a marcação dos horários é estressante. Sempre há alguém marcando lugar pra outro, na sua frente e quando começam a distribuir as senhas, se você achava que estaria entre as 25, não chega nem perto das 30. Não condeno as amigas que fazem isso, acho que os organizadores é que tinham de pensar num outro jeito de distribuir as senhas. Numa feira desse porte, em que há visitantes do país inteiro, pessoas que viajaram durante toda a noite, é uma maldade prendê-las numa fila por mais de meia hora para tentar conseguir a senha de algum curso. Num dos estandes, onde haveria cursos de scrapbooking, era pior ainda. As pessoas ficavam na fila e eles ditribuíam 60 senhas, sendo que só na hora do curso é que eles iriam sortear, dessas 60, as 30 que fariam o curso. Isso é fazer os artesãos de idiotas. Ficar quase uma hora na fila, pegar um número e ainda ter que esperar sorteio para fazer a oficina?????? Achei aviltante. Eu estava nessa fila, mas quando soube que o sistema era esse, saí. Não vou sair de tão longe, gastar dinheiro, perder dia de trabalho no ateliê, pra fazer papel de boba. Preferi andar pelos estandes, asistir às demonstrações, conversar com alguns professores e conhecer o trabalho de artesãos de vários lugares.
Ao sair da feira, só podemos exclamar: Como é rico o nosso artesanato!!!

Nenhum comentário: