sexta-feira, 20 de março de 2009

3a. Rio Artes Manuais

Fui conhecer a feira que a Caçula promove no Rio. Local de fácil localização, cheguei lá rapidinho, saindo de Niterói. A feira , na realidade, promove os produtos das empresas parceiras da loja Caçula, em cujos stands foram realizadas várias oficinas gratuitas. O que entristece é que os próprios artesãos que querem aprender diversas técnicas, trapaceiam nas filas para receber a senha das oficinas. Em uma delas, que distribuiria 16 senhas, eu era a décima sexta (perdi tempo contando). Perguntei à responsável pelo stand como seria distribuída e ela afirmou que era obedecendo a fila. Só que, na cara dela, um monte de gente foi se agredando às que já estavam lá, eram amigos que chegaram e se juntaram aos outros. De repente, eu já era pra lá de vigésima. Então uma pessoa foi reclamar, educadamente, com a tal responsável e ela foi terrivelmente grosseira, respondendo que estava ali de graça, apenas fazendo um favor, que estava se aborrecendo à toa e que não tinha nada com isso se a fila estava daquele jeito. Resolvi desistir da oficina porque não valeria a pena me juntar a pessoas desse tipo, que faltam com o respeito com os outros, gratuitamente. Acho que pedir a alguém que fique na fila para você, enquanto vc tenta outra oficina em horário diferente, é totalmente válido. Agora, ficar na fila enquanto os amigos vão pra outro stand e deixá-los entrar na sua frente, desrespeitando os demais que estavam ali, é muita falta de educação. Os organizadores deveriam pensar nisso, porque essa situação é constrangedora e desrespeitosa com os frequentadores, que pagam $10,oo para entrarem lá. Educar esse tipo de gente que já têm essas manhas como prática frequente, não é possível. São adultos. Então, que se pense numa forma melhor de distribuição de senhas.
No mais, não vi novidades, já que estive na Mega Artesanal, em SP, no ano passado e pretendo ir novamente neste ano. Acho que a feira do Rio é válida, porque nem todos podem ir a SP. Por ser seu segundo ano, ainda tem muita coisa para melhorar. E torço por isso. Mas os organizadores têm de ficar atentos e, realmente, desejarem melhorar e transformar essa feira num evento de grande porte, não apenas para o estado do Rio. Se eles quiserem, isso pode ser feito, tenho certeza.

Uma oficina que fiz no stand da SErtic, utilizando as canetas Uniball para colorir na madeira, no lugar da tinta tradicional.

Nenhum comentário: