segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bolo de maçã

De vez em quando, vou postar algumas receitas que são sucesso aqui em casa e onde as levo. Este bolo de maçã já seduziu até a consulesa da França, quando nós, há alguns anos (na época do Lions), fizemos um café da manhã para algumas autoridades. Ela foi à cozinha perguntar quem tinha feito e se podia dar a receita. Claro que levou na hora, mas com o devido crédito: “Bolo de maçã de Veronique”....
Em outra ocasião, no encontro anual das “Meninas do Medianeira”, minha turma de ginásio (entreguei a idade....) levei o bolo e a receita foi distribuída, depois, por email porque todas adoraram. E já dividiram essa delícia com outras amigas também. Coisa boa!!! E não posso esquecer também das minhas turmas de pós, Liceu e UFF, que aprovaram a delícia e, de vez em quando, escrevem que têm saudade do meu Bolo de maçã. Não vou citar outros, porque o papo se estenderia. Assim, vamos à receita.
Antes, vale lembrar que o crédito desta guloseima não é meu, é de uma amiga queridíssima, Suelita, que sempre aparece com essas receitas fabulosas. Eu provo, aprovo , faço sucesso com elas e compartilho com muitos outros.

Bolo de maçã

Ingredientes:
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de óleo
4 ovos inteiros
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento
½ xícara de passas sem caroço (jogue um pouquinho de farinha de trigo na xícara e envolva as passas. Assim, elas não vão para o fundo da forma, ao assar.)
½ xícara de nozes picadas
3 maçãs picadas (descasque, pique, e reserve as cascas)

Modo de fazer:
Bater bem, no liquidificador, os 3 primeiros ingredientes. Adicionar as cascas das 3 maçãs e bater rapidamente. Colocar numa tigela e juntar os outros ingredientes, na ordem. Sempre mexendo bem.
Colocar em forma untada e polvilhada com farinha (eu não polvilho a farinha, não gosto do gosto) e, antes de assar, salpicar açúcar e canela por cima.

Bom apetite!

Nenhum comentário: