segunda-feira, 21 de julho de 2008

Premiação merecida


Na quinta, dia 17, quando a Academia Brasileira de Letras completou 111 anos, aconteceu a cerimônia de entrega dos seguintes prêmios:
Prêmios ABL 2008
1) PRÊMIO MACHADO DE ASSIS (CONJUNTO DE OBRA)
Autran Dourado
2) PRÊMIO ABL DE POESIA
Izacyl Guimarães Ferreira ─ “Discurso Urbano”
3) PRÊMIO ABL DE FICÇÃO, ROMANCE, TEATRO E CONTO
José Alcides Pinto ─ “Tempo dos Mortos”
4) PRÊMIO ABL DE ENSAIO, CRÍTICA E HISTÓRIA LITERÁRIA
Laurentino Gomes ─ “1808”
5) PRÊMIO ABL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Daniel Munduruku ─ “O Olho Bom do Menino”
6) PRÊMIO ABL DE TRADUÇÃO
Agenor Soares dos Santos
Leonardo Fróes
7) PRÊMIO ABL DE CINEMA
Jurandir de Oliveira ─ pelo roteiro adaptado do filme “O Quinze”
8) PRÊMIO FRANCISCO ALVES (PARA AS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA)
Paulo Nathanael Pereira de Souza
Carlos Eduardo Falcão Uchôa

Claro que eu não poderia perder o convite do meu querido Professor Uchôa, premiado na área de Língua Portuguesa, e deixar de assistir a tão merecida premiação. Ele é um exemplo de professor, de lingüista, de ser humano. Em suas aulas aprendemos uma nova visão da didática do ensino, uma nova forma de valorizar o aluno e a nossa profissão. Suas aulas são pura reflexão sobre a língua portuguesa e a arte de ensiná-la.
Minha admiração por ele começou nos bancos da pós na UFF, nas palavras e elogios da Professora Therezinha Bittencourt, sua ex-aluna e fã ardorosa.
E na ABL estavam ,também, meus outros professores queridos: Profa. Nilda , Profa. Terezinha, Prof. Cavaliere, Prof. Walmírio, Prof. Bechara e Prof. Rosalvo. Foi bom demais reencontrá-los. Percebi que preciso retornar à minha vida acadêmica, esse convívio me faz muito bem. Ah, e partilhar toda a alegria da festa com as meninas foi muito bom. Agradeço demais à Eliane, que conseguiu me encontrar a tempo, à Janice e a Lúcia que deram um jeitinho de me dar carona e à Eliane, amiga da Lúcia, que nos levou.
Escrevi na comunidade "Adoramos o Prof. Uchôa", no orkut:
"Posso dizer que faço parte de um seleto time de privilegiados que pôde ter um professor como esse. O seu amor à lingua portuguesa, aos alunos, à sala de aula, à forma de transmitir conhecimento me cativaram e me fizeram ler mais, pensar mais, ponderar mais, agir mais. E, principalmente, perceber que devemos sempre estar atualizados com o que se publica sobre a língua para que saibamos que caminho percorrer para transformar o ensino da língua num ato de amor. Ele é o meu professor queridoooooooooo."


Dia 27 de agosto ele lança mais um livro, mais um instrumento de enorme ajuda para os estudiosos da Língua Portuguesa. Estarei lá e registrarei aqui.

Nenhum comentário: